domingo, 26 de agosto de 2007

A cidade Pós-Futurista

O filme "O caçador de andróides", que tem um aspecto ‘Pós-Futurismo’, consta com ambientes futuristas diversificados, com altas torres, onde veículos aéreos possuem acesso, por baixo das torres se encontram ruas decadentes e sujas, demonstrando o descaso das metrópoles. A cidade pós-futurista representa a postura pós-moderna criticando o esgotamento das cidades planejadas. O filme retrata uma história policial e com algumas cenas românticas com um enredo bem resolvido.

A fotografia e os efeitos de luzes são outros aspectos que se mostram com destaque no filme, mesmo que este não tenha adquirido equipamentos de alta tecnologia na sua execução. Outro aspecto que chama atenção no filme é a trilha sonora muito bem escolhida, com a utilização de instrumentos eletrônicos de execelente qualidade.

As imagens que iniciam o filme retratam as cidades com grandes proporções, mostrando os anseios do movimento da era das máquinas. Segundo Kollhaas: "A vida nos edifícios das grandes cidades devem assumir sua multiplicidade de funções, dentro da percepção da organização e planejamento, característicos das gerações de arquitetos modernos."


O filme tem algumas características parecidas com os pensamentos apresentados pelo grupo Archigram, na qual, transformou as grandes megalópoles, com suas altas torres que se distanciam das cidades que se encontram nas superfícies com melhores condições de vida e com altas tecnologias, diferenciando com as cidades que se encontra na superfície esquecida, como se fosse uma periferia abandonada. Nessas ruas as pessoas circulam com automóveis "antigos" e seu comércio é desenvolvido nas ruas, como na era medieval.

Nenhum comentário: