sábado, 25 de agosto de 2007

A cidade futurista

O filme ‘O quinto elemento’, retrata na paisagem uma diversidade de cores e elementos, de uma sociedade que vive em constante movimento, impondo novas barreiras espaciais de circulação e comunicação, no seu próprio dia à dia. O homem contemporâneo está submerso em dois tempos: o tempo da ‘matéria’, como corpo humano, e o tempo das imagens, como a comunicação, e a partir disso, eles não conseguem distinguir o seu lugar no espaço e no tempo.


As pessoas, a partir do desenvolvimento tecnológico, vêm interagindo cada vez menos entre elas, além de perderem o interesse da locomoção, já que essa tecnologia proporciona uma maior comodidade, favorecendo assim, uma redução do esforço humano na execução de tarefas, atrelado na diminuição do tempo e superando as distâncias. Nesse sentido, pode-se verificar o papel fundamental dos meios de transporte, como exemplo, a cena do filme citado, em que o personagem Korben Dallas pede em sua casa uma comida tailandesa, e é recebido na janela, já que o restaurante era um barco flutuante que faz entregas em domicílio.




Devemos estar preparado para o impacto em que as máquinas farão na constituição de uma nova paisagem visual nas cidades, como é possível ver em algumas cenas do presente filme. Esse impacto visual será algo inevitável daqui alguns anos, já que a verticalidade das edificações é uma realidade presente. As máquinas e suas tecnologias vêm afetando diretamente o crescimento das cidades em ambas as direções, trazendo benefícios e prejuízos às pessoas.



Os reflexos desses processos podem ser percebidos em diversos campos, como na arte, exemplo do futurismo, onde o arquiteto Sant’Elia e o grupo Archigram fizeram parte. Estes adotoram-se de uma nova arquitetura para uma nova era. Eles queriam uma arquitetura que empregasse novos materiais, mas usando as tecnologias mais recentes, e que fossem concebidas em torno das necessidades da vida moderna. Ademais, não se temiam romper todos os vínculos com a tradição e com os padrões estabelecidos, mas sim, as propostas tinham que sempre ter um caráter inovador e desafiador, a exemplo disso, comparando com os pensamentos deles, é notado na cena deste filme, quando aparecem os automóveis flutuantes.

Nenhum comentário: