quarta-feira, 31 de outubro de 2007





Martin Robain é um arquiteto que já construiu vários prédios importantes no mundo todo e recentemente o Parlamento de Estrasburgo. Ele faz um passeio por Xangai, e levanta vários pontos interessantes.
Xangai é uma das megalópoles chinesas, que possui 16 milhões de habitantes, e está na margem oeste do rio Yangzi.

Há 12 anos atrás não havia ponte sobre o rio, pois a cidade estava de um lado só, que chamamos de Puxi. Chamamos de cidade velha de Xangai, bairro da antiga concessão francesa, ode sua constituição é muito diferente da do bairro Pudong, que é a nova cidade.

O bairro é composto por grandes alamedas, dos dois lados possui prédios muito pequenos, importando basicamente o térreo até o começo do 1º andar. Nesse lugar a arquitetura não é importante, o que importa é o espaço público. As ruas são bem arborizadas, as árvores geralmente cobrindo os prédios, calçadas são largas, onde a maioria das pessoas anda de bicicleta. É um lugar um pouco desorganizado, pois não há delimitação de pedestres e ciclistas, mesmo que a maioria seja composta por ciclistas.
Para Martin Robain, o bairro Puxi deveria ser preservado, pois é um bairro bonito, onde a variedade de coisas que se opõem é bem clara. Podemos destacar o Mercado das Flores que possui vidraças antigas que dão certa visibilidade para o exterior, mostrando as novas construções. Esse fato destaca a história e a atualidade, que é a construção dos prédios em volta. Deixa nítida a oposição dos dois.
Um pouco mais longe, encontramos uma das últimas regiões com habitações típicas, habitações com tipologia chinesa que se fez até a metade do século XIX, a qual agradava muito os chineses. Para Martin, essa região também deveria ser preservada, para haver relação entre o novo e o velho, já que ao redor dessa antiga tipologia são construídos altos prédios.
Pudom é a cidade nova que fica em frente a Puxi, e foram construídos 5 mil a 7 mil prédios. Nota-se claramente o ecletismo, a diversidade e liberdade na arquitetura.
Em Xangai, é a imagem da cidade nova que se destaca. Uma cidade moderna, cheia de tecnologia, altos prédios e um cenário voltado para a espetacularização. Xangai, através de Pudom “luta” para se transformar em uma metrópole mundial.

Nenhum comentário: